Curiosidade: Salto gera varizes?

1 de abril de 2015


Olá pessoal, hoje aqui no blog vou falar sobre um assunto que preocupa muitas mulheres, as varizes. Não sei vocês, mas sempre me falaram que salto alto gerava varizes e então, por esse motivo, resolvi fazer uma busca pelo Google e mostrar pra vocês se isso é mito ou verdade.

As mulheres têm mais incidência de varizes devido às alterações hormonais que passam ao longo da vida, como menstruação, gravidez e menopausa. Essa flutuação hormonal diminui a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos e predispostos para o aparecimento de varizes. Essas veias já podem ser vistas logo no início da adolescência e não só em pessoas idosas ou mais velhas.

Não há um consenso na literatura científica se o salto alto é ou não prejudicial à circulação venosa das pernas. O fato é que realmente parece que o salto alto limita a movimentação da panturrilha o que provavelmente deve mesmo diminuir a capacidade de bombeamento do sangue através das veias.

Mas isso não é suficiente para dizer que o salto pode causar ou piorar as varizes. Entretanto, existem outras doenças relacionadas com o uso de salto alto como dores crônicas na coluna lombar, dores nos pés, joanetes e encurtamento dos tendões do tornozelo.


Mas para evitar que as varizes apareçam, é aconselhável a prática de atividade física e a alimentação balanceada. 


Beijos!


                     Acompanhe nas Redes Sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | TWITTER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário